29 de nov. de 2011

ANIMAL FARM – A REVOLUÇÃO DOS BICHOS



Marcel Moreno
            Era uma vez uma sociedade próspera que de certa forma estava boa para todos, já que havia comida e trabalho que trazia a sensação de comodismo e satisfação. Mas com o tempo, a situação econômica se deteriorou um pouco, e os trabalhadores começaram a serem oprimidos pela classe dominante, uma vez que se tornaram caros e, apesar da produção ser a mesma, o mercado havia mudado um pouco, e com a má administração, acarretou em uma crise. Assim o proletariado se uniu, derrotou o tirano e conquistaram um regime que seria bom e justo para todos, designado para perdurar a igualdade entre os bichos da fazenda. Até que um segundo grupo de pessoas se unem em torno da premissa “de alguns são mais iguais que outros”, até que uma nova “revolução” acontece e modificam os lideres e surge um novo regime. Olhando assim esse curto resumo, parece até mesmo uma história de contos de fada que terminou com um final feliz. Mas na verdade não terminou ... e na vida real pode se mostrar ainda mais terrorista e massacrante que em uma animação.


                A animação feita a partir do Livro A Revolução dos Bichos de George Orwell, mostra como funciona Estados que pregam a igualdade. Coloca você em um universo de uma sociedade com um governo, não eleito democraticamente, que explora seus trabalhadores, no caso os bichos. Depois temos um governo que tomou o poder a força, e usa de totalitarismo para exercer o poder sobre os demais, oprimindo, explorando e assassinando todos que sejam contra as idéias do governo. Não é muito diferente do que vemos na televisão, apesar de a mídia às vezes maquiar as coisas, ou próprios governos proibirem ou ocultarem informações, mas é a pura realidade.


                Apesar de o livro, alem de parecer mais sério, ter mais informações do que a animação, este trabalho foi muito bem desenvolvido. Esta foi a primeira animação feita pelo Reino Unido, importantíssimo como ponta pé inicial para produção de animações, embora o sucesso só tenha vindo mais tarde, possibilitando as animações stop motion A Fuga das Galinhas (2000) e Wallace and Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005). Mesmo simples ele consegue abordar os pontos cruciais do livro, mostrando-os de forma criativa. Muitos pontos poderiam ser discutidos neste texto, mas o ideal seria ver o filme e tirar suas próprias conclusões. Podemos perceber que a vida é tratada pelos seus tiranos como uma simples mercadoria, assim como a ganância pela mais valia. Que devemos estar sempre atentos a qualquer manifestação de pequenos grupos que se vejam como mais iguais, uma delas é a mudança amiúda das leis afim de moldá-las de acordo com os seus interesses e promover a censura, seja ela em qualquer esfera de expressão.


Título Original: Animal Farm
Título no Brasil: Revolução do bichos
Ano de Lançamento: 1954
Direção: John Halas e Joy Batchelor

Um comentário: