8 de abr de 2013

GERRY (2002)





"Conheça-te a ti mesmo"
O que é viver se não uma filosofia interna e particular?

                Se a vida fosse como caminhar em uma linha reta, não nos referiríamos a ela como viver e sim como vagar, em busca somente da única certeza da vida, a morte. Mas justamento por não ser uma linha reta, que o caminhar dos anos que compõe nossa história se cruza com devaneios, angustias e sofrimentos inatos ao homem. Às vezes precisamos nos perder para nos encontrar.



                Gerry e Gerry são dois garotos que param no meio de uma estrada que aparentemente eles sabem qual é e saem a busca de algo que parece não ser claro nem para eles. Neste interim que a busca de algo não definido claramente e a desistência faz com que a vida destes garotos mudem.

                Gerry e Gerry logo de inicio nos faz pensar serem pessoas diferentes, mas logo podemos perceber que cada um têm uma personalidade e juntos formam um ser. Enquanto um é mais maduro o outro é mais infantil; Enquanto um tem raciocínios mais lógicos o outro brinca com a emoção. Essa quase crise entre os dois é que faz com que eles se percam ainda mais. Se antes a busca por algo e a desistência mudam totalmente a vida destes garotos, quando temos uma crise interna todo o caminho se transforma em um labirinto.

                O filme com muitas imagens parecidas, muitas imagens dos garotos andando e a quase ausência de fala, faz parecer um filme carregado e vazio. Quando o telespectador se depara com as questões do filme vai ver q por trás de tudo está presente os medos, as dúvidas, as questões, as pressões e o receio de nunca se encontrar. Se a busca por algo era uma motivação para seguir, a desistência se tornou ainda mais doloroso do que a persistência trabalhosa que temos quando lutamos por algo.


                Quem nunca se viu perdido dentro de si mesmo? E justamente ai que mora a beleza do filme, quando até nos mesmos ficamos perdidos com os atores que por momentos achamos ser pessoas distintas. Se os interesses do homem são moldados de acordo com o tempo e a busca por algo de repente parece não ter sentido, então qual seria a nossa motivação? Se num mundo onde a busca por algo é difícil e a desistência punitiva, junto com as dificílimas etapas da vida, então como transcender com maturidade todas as fases do homem sem perder o controle da vida, do caminho e sem transformá-lo em satisfação ao invés de tormento? Infelizmente estas respostas não serão respondidas por mim e nem pelo filme. Para seguir seu caminho com sabedoria, basta olhar para dentro de si e encontrar uma solução para os seus conflitos internos.

Título original: Gerry
Título no Brasil: Gerry
Ano de lançamento: 2002
País de origem: Estados Unidos
Diretor: Gus Vant San

Nenhum comentário:

Postar um comentário