3 de jul. de 2012

SOMBRAS DA NOITE - DARK SHADOWS (2012)



Por Marcel Moreno
              
             Tim Burton traz este ano aos cinemas seu primeiro filme de 2012, SOMBRAS DA NOITE, que será sucedido pelo remake FRANKENWEENIE, ABRAHAM LINCOLN - CAÇADOR DE VAMPIROS e BIG EYE ainda este ano. Com uma história incomum de vampiros e seus motivos para sua permanência na terra, ele envolve vingança passional egocêntrica, capitalismo e adaptação ao novo mundo que não para de mudar. A Sétima parceria com Johnny Depp apenas não deixa que todo o talento deste ator seja explorado, porem isso não enfraquece o filme. Com um tom cômico e mais terror e drama, a história se desenvolve nos moldes criados pelo próprio diretor, com características muito apreciadas pelos fãs deste diretor.


     
            Barnabas Collings retorna ao mundo dos vivos, após ser amaldiçoado por uma bruxa, que deseja seu amor, a ser eternamente vampiro. Após o retorno deste instigante personagem, ele decide se empenhar em retomar o negocio da família e conquistar o espaço que lhes eram no passado. Com isso terá de enfrentar a fúria de uma bruxa que o deseja por séculos e não está disposta a perdê-lo.

               
                O herdeiro por opção de uma das correntes cinematográficas mais instigantes e influenciadoras de praticamente todos os filmes de terror do gênero, o expressionismo alemão, presente em vários momentos, seja no cenário escuro ou nos seus castelos assombrosos, Tim Burton irradia este passado tão rico. Mas o toque mais especial é a maquiagem do seu ator principal, Johnny Depp, que o coloca totalmente fora do contexto do filme e muito próximo da corrente citada. Suas vestimentas e sua pela bem branca, alem do seu modo não comum de andar, nos faz lembrar muito dos personagens que estavam presentes nos filmes O GABINETE DO DR CALIGARI ou NOSFERATU.


                Contudo o vampiro anacrônico de Burton é um personagem bem interessante por não ser totalmente mal como os vampiros que conhecemos. Ele é apaixonado e respeita a vida. Este filme deve sim ser visto e apreciado, uma vez que conta com vários talentos no seu quadro de atores como a tão conhecida Michelle Pfeiffer, Eva Green do fabulosos filme Os Sonhadores e Helena Bonham Carter, muito conhecida pelos fãs da saga Harry Potter como a vilã Bellatrix Lestrange. Assim o mesmo criador de “Edward, mãos de Tesoura” cria outro personagem fora do contexto que é inserido. Não é preciso ser vampiro ou ter tesouras no lugar de mãos para se sentir “fora do contexto”. Cabe a quem se sinta assim se adaptar ao mundo ou tentar encaixar seu eu em todo o contexto, desistir de si mesmo ... jamais.


Título Original: Dark Shadown
Título no Brasil: Sombras Da Noite
país de origem: Estados Unidos
Ano de Lançamento: 2012
Direção: Tim Burton



3 comentários:

  1. Uma das minhas duplas favoritas volta a atacar, Johnny Depp e Tim Burton \0 Quero muito assistir esse filme. E gostei muito da resenha!
    Abraço,

    http://decifrandopordeiselima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Assista sim que vale a pena. Abraços ...

      Excluir
  2. Não consigo deixar de pensar que se trata de mais uma obra repetida do diretor, como todas as outras que ele vem produzindo. Mas eventualmente verei esse filme.

    ResponderExcluir