10 de jul. de 2012

HUNGER - FOME (2008)


por Marcel Moreno



                 Steve McQueen, mesmo diretor de SHAME (2011), trouxe aos cinemas um maravilhoso filme biográfico sobre a vida de Bobby Sands, que retrata a vida de presos republicanos que lutam pelos seus ideais. Se a intenção era nos chocar com a violência e a desumanidade com que era tratados os presos paramilitares, este diretor o fez com maestria, uma vez que nos coloca a disposição um arcabouço de condições sub humanas de tratamento para com o semelhante; Algo que praticamente transcende qualquer crença religiosa ou emoções humanas, capaz de destruir o torturado e o torturador.


  

                Sem status de presos políticos, denominação essa retirada pela então primeira ministra Margareth Thatcher, os encarcerados na Irlanda do Norte ficam a mercê do Estado para que estes façam com eles o que julgarem necessário. Bobby não se entrega a estas posições governamentais e traça planos para tentar reverter a situação e garantir os direitos políticos, ou no mínimo humanos, para o tratamento dos presos, até que chegar em um dos planos mais sofridos que seria a greve de fome.

               


                Em dado momento, a tropa de choque se coloca fazendo barulho para aterrorizar como um grupo assustados de macacos. Métodos desumanos de pressão, revistas abusivas e meios bárbaros para se manter a ordem compõem o ambiente hostil e maléfico. Um corredor da tortura, da raiva, da estupidez e da ignorância administra os violadores da lei com agressividade, tratando a violência com mais violência. Uma maquina de manufatura humana, onde entram homens para serem mutilados, retirando-os sua dignidade, sua coragem e sua fé, para transforma-los em pura vergonha e dor. Saldo: a força e a vontade podem ser sucumbidas, mas nunca exterminadas.


               

                Diante de tantas insurgências de tantos povos contra seus governos, cabe a nós pensarmos diante de tais fatos, qual seria então o papel do homem em meio a tantas injustiças? Seriam essa sina do homem? Alguns tantos morrer por outros montes alienados? De certo lutar por ideologias é algo subjetivo, uma vez que a ideia de um não é a crença do outro. O fato e que independente disso, o poder central é uno, e não falo do governo, falo das forças do povo. Separados somos milhares, somos muitos, somos diferentes; Unidos somos um, e contra este um não há forças que resistam, não há poderes que nos derrubem e nem mesmo autoridades que nos reprimam.


Título Original: Hunger

País de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Ano de lançamento: 2008

Direção: Steve McQueen

3 comentários:

  1. Ah Michael Fassbender! Que atuação!

    Visite também:
    http://www.peliculacriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessado por conhecer esse título. Gostei da parceria de Fassbender com McQueen em "Shame", aposto que essa deve ser bastante válida também.

    ResponderExcluir
  3. Já faz um bom tempo que eu queria ver este filme, mas até então a escassez de tempo acabou me impedindo, eu também gostei muito da parceria de Fassbender e McQueen em "Shame", um dos melhores filmes que vi nos últimos meses, acredito que este também deva ser muito bom, percebo isso pelo seu texto Marcel, tentarei vê-lo em breve!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/07/pearl-jam-twenty.html

    ResponderExcluir