9 de jun. de 2012

OS ESTADOS UNIDOS VS JOHN LENNON - THE US VS JOHN LENNON (2010)



Por Marcel Moreno

 

                Ate onde chegam as loucuras de um governo tentando impor um sistema oculto de censura? Assim eram as políticas do governo americano em especial do "queridíssimo presidente americano Nixon. John Lenonn, símbolo de uma nova era de pensamentos opostos daqueles impostos pelo governo, era uma nova voz para os jovens americanos e influenciou muitos grupos que tinham como intuito acabar com as guerras ou conquistar direitos. Documentário válido tanto para os antigos - e sortudos - fãs quanto para as novas gerações que não puderam viver a era das flores.


 

                John Lennon ícone de uma juventude, apareceu com uma banda de Rock e ideias totalmente revolucionárias para a época. E toda esta transformação trazia para si admiração e raiva. Foi acusado pelo governo de informante para grupos contrários ao governos por não ser americano  ou mesmo um conspirador contra a ordem. O fato era que ele pregava o que acreditava e defendia a consciência política por parte dos jovens, era contra a cultura do "don't ask don't tell", revolução por meios pacíficos e a valorização do ser pelo interior - como por exemplo a entrevista dada na Suécia em ficavam embaixo de lençóis. Sabendo manipular a mídia, ela conseguiu deixar uma fissura profunda na crença daquelas pessoas, não tinha a ideias de ser contra certas ações, mas era a favor de uma nova consciência.


 

                O documentário foi muito bem moldado dando ao telespectador de estar sendo imerso em um pedaço do tempo que não vivemos. Com depoimentos de pessoas que estavam lá e até da Yoko Onu, esposa de John Lennon que o acompanhou em muitos dos seus protestos, o filme fica mais real, com mais textura para sentir os movimentos.


 

                Quando revivemos um pedaço da vida de John Lennon fica quase impossível dissociá-lo de protestos contra políticas erradas do governo americano. Vemos, como no presente, que o passado é uma fotografia do presente e de guerras atuais. Se há como mudar tudo isso não sabemos, mas como o próprio John Lennon falava "You may say I'm dreamer, but I'm not the only one".


Título Original: The US Vs John LennonTítulo no Brasil: Os Estados Unidos Contra Jon LennonPaís de origem: Estados UnidosAno de Lançamento: 2010Direção: DAvid Leaf e John Scheinfeld 

2 comentários:

  1. Gostei do seu texto e fiquei bastante interessado em conhecer esse título. Não sou grande fã de John Lennon nem conheço muito de sua discografia, mas gostei dessa relação que você apresentou no seu texto entre a produção artística e a censura do governo. Coloquei na minha lista de filmes para ver.

    ResponderExcluir
  2. Este documentário é mesmo bacana, com um material histórico muito bom, mas enquanto filme, acho apenas razoável. Ainda assim, é interessante conhecer mais sobre a vida política desse ídolo que é John Lennon.

    ResponderExcluir