3 de mar. de 2012

SYBIL (2007)


Marcel Moreno


                   Nos estudos da mente humana já foram diagnosticados milhões de transtornos que podem ou não alterar personalidade de um indivíduo, seus comportamentos, suas vontades e o funcionamento do corpo de uma forma geral. Uma das mais interessantes patologias é o Transtorno Dissociativo de Identidade ou mais conhecida por múltiplas personalidades, que foi desenvolvido por Sybil por conta de traumas sofridos no passado. O filme Sybil vai além da própria doença da mente, colocando o telespectador numa posição de observador de um caso tão intrigante quando misterioso da mente humana.



                Sybil é uma garota que não teve uma infância fácil, sofrendo vários traumas que lhe ajudaria a desenvolver suas personalidades. Esse transtorno age como se mais de uma pessoa vivesse dentro do seu corpo assumindo o controle em determinados momentos. Esses mecanismos de defesa geralmente ocasionados por grandes traumas ocorridos na infância, era utilizados pela mente desta garota para defendê-la, esconder a realidade e fazer com se esqueça de momentos tão ruins e marcantes. com a ajuda da Dra. Wilbur, uma psicanalista, dá inicio ao tratamento e entendimento de todas a suas personalidades, quem vão desde criança, adolescente, homem ou francesa, e em outros momentos ela pode ser sedutora, raivosa e histérica, doces ou amigáveis, podendo ser algumas delas belíssimas pianistas quanto talentosíssimas pintoras.


                O grande trunfo do filme, alem de boas imagens, é a excelente interpretação da atriz Tammy Blanchard, dando vida a todas as diferentes personalidades de Sybil. Todo seu Mise em Scene não se resume somente a uma atuação de corpos, e sim fazendo uma ligação de vários símbolos como entonação de voz, sotaque e mesmo as expressões faciais, compondo um belo trabalho artístico.


                Apesar de em alguns momentos o filme parecer ter sido montado as pressas, a história foi muito bem contado, deixando a impressão de que o tempo não foi suficiente para que pudesse explorar ainda mais este caso da medicina. A mente humana é capaz de abrigar até o mais profundo segredo, assim como as personalidades de Sybil, que emergiam a cada novo momento de sua vida. Diante disso nos colocamos para pensar em até que ponto gostaríamos de nos alienarmos do mundo com o intuito de fugir da atual realidade? E até onde isso pode virar uma patologia da mente humana ou simplesmente um causados de pequenas frustrações? Uma coisa é certa: a realidade existe e esta ai, mas a mente humana ainda necessita de muitos estudos para deixar de ser um mistério e se tornar realidade ... ou não.


Título Original: Sybil
Título no Brasil: Sybil
país de origem: Estados Unidos
Ano de Lançamento: 2007
Direção: Joseph Sargent

Nenhum comentário:

Postar um comentário