25 de fev. de 2012

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO - THE BOY IN THE STRIPED (2008)


Marcel Moreno


              O filme O Menino do Pijama Listrado aborda uma visão diferente do que do que estamos acostumados a ver quando os filmes tratam do tema 2ª Guerra Mundial. Alem de todo preconceito exposto que era culpar os Judeus pela derrota na 1ª grande guerra e responsáveis pelo declínio do país, temos neste filme uma amizade verdadeira entre duas crianças alheias a todas as ideias da Alemanha nazista da época, alheias as ideias e não as condições as quais foram inseridas compulsoriamente. A descoberta de um mundo diferente acaba desviando para sempre o caminho destas crianças que só queriam se divertir.

                Bruno é um menino filho de um homem com cargo importante no exercito de Hitler, que se vê obrigado a sair de Berlin e ir morar no interior por conta do trabalho do pai. Longe dos amigos, Bruno resolve descobrir o lugar que agora vivia e acaba por conhecer Shmuel, um garoto Judeu que vive dentro de um campo de concentração. Eles passam a serem amigos, brincarem juntos e se divertirem, exceto pelo fato de que há uma grade que os separa, mantendo o pobre judeuzinho dentro de um campo de concentração.

                Este filme se diferencia dos demais sobre o mesmo tema, porque aqui temos no centro a abordagem de como as crianças enxergavam a guerra e o dia a dia.Temos Bruno, um garoto muito curioso que adora descobrir lugares novos. Numas destas suas descobertas, ele é inserido em um mundo cruel e desigual, o qual ele não concorda, mas não entende. Para ele o uniforme dos prisioneiros era um pijama e os campos de concentração eram fazendas onde as pessoas podiam trabalhar e serem felizes com as suas famílias. Todo este vocabulário criado por ele e suas interpretações infantis para determinados assuntos políticos é o que enriquece o filme, por nos mostrar justamente determinados assuntos do ponto de vista de uma criança, filha de um oficial, ao questionar assuntos to cotidiano. Do outro lado temos o Shmuel, com suas visões de dentro de um campo de concentração. Aqui temos o homem na sua forma pura, sem maldade, sem preconceito, sem interferência do mundo externo nos seus pensamentos e nas suas escolhas, e era justamente isso que os faziam serem amigos e descobrirem seus mundos.


                Quantas crianças sofreram dentro de campos de concentração? Como tantos outros que têm crianças nestas condições como A Vida é Bela (1997), que mostram que dentro dos campos de concentração as crianças ou são enganadas ou não tem ideia do que é ser judeu e viver dentro da Alemanha nazista. Contudo é justamente essa ingenuidade que alivia um pouco o sofrimento de viver todos os dias sabendo que não são tratados como humanos, que devem renunciar suas profissões, que serão escravos, que passarão necessidades e que logo serão enviados para uma câmara de gás. Sem o fato de terem que lidar com a morte todos os dias é que fazem delas pessoas mais felizes, que acreditam em um mundo mais feliz e mais justo, seguindo e acreditando sempre que um dia poderão ter uma vida normal.

Título Original: The Boy In The Striped
Título no Brasil: O Garoto do Pijama Listrado
país de origem: Reino Unido
Ano de Lançamento: 2008
Direção: Mark Herman

Um comentário: