28 de mar. de 2012

BOB ESPONJA - O FILME (2004)




               Bob Esponja calça quadrada é mesmo um ser de outro mundo, e isso não só porque pertence ao fundo do mar, mas porque tem um coração que transcende o amor. Fã do seu melhor amigo – na sua visão e claro – Lula Molusco; Fiel ao seu patrão Siri Cascudo; Alegre, feliz e descontraído, esta esponjinha é o verdadeiro motor da Fenda do Biquini, e junto com seus amigos Patrick e Sindy, em meio a bolas de sabão e porres de sorvete, vai em busca de um pouco da sua maturidade.


                A história não é nada alem do normal em uma aventura com heróis, vilões, um motivo aparente para se seguir um rumo, um lugar para ir e um real motivo que fará com que o personagem evolua. Incumbido de ir buscar a coroa do rei Netuno onde quer que esteja para salvar seu patrão do terrível fim, Bobo esponja mergulha – como se isso fosse possível uma vez que já se encontra dentro do mar – numa busca não só do tesouro monarca, mas uma busca por si mesmo. Nesta aventura, acompanhado por seu fiel amigo Patrick, ele segue em seu carro de Hamburguer por fendas afastadas, enfrentando inimigos cruéis, peixes aterrorizantes do fundo do mar aonde a luz não chega e o mais difícil dos seus inimigos: a aceitação de que ele pode. Desta forma Bob Esponja segue seu rumo para seu auto conhecimento e sua vontade de fazer bem para todos.


                O mais instigante da esponja faladora, é sua personalidade. Ele não é um personagem ingênuo. Ele é criança. Não vê maldade nas coisas por sempre pensar que o fazem porque o amam. E ele toma várias de suas atitudes por amar também. A classe mais conservadora e falsa da sociedade classifica Bob como um personagem afeminado e que incita seus admiradores ao homossexualismo, mas ele não é assim por ser gay, ele é por ser infantil. Assim como os anjos que não tem sexo, para ele não há homem e mulher, ou algo que promova o sexo, portanto se ele utiliza uma roupa feminina, ou toca guitarra ou brinca de machão é apenas por ser engraçado e nunca para promover nada. A maldade está nos olhos de quem o vê. Ele assume sua infantilidade e é como toda criança tem que ser: pura e límpida como o gelo.


                Bob Esponja tem amor nato. Ele acredita que todos os homens, ou melhor, seres do fundo do mar, são bons. Ele ama Lula Molusco, seu amigo invertebrado que ele acredita o amar também. E na verdade, mesmo sendo ranzinza e individualista ele gosta muito do Bob Esponja, só quer que seu espaço seja respeitado, espaço este que Bob não dá a mínima. É justamento esse amor amizade dele que o faz ir nesta aventura. Nada é uma barreira quando se quer defender um amigo. Esta grande aventura desta esponja fofa nos mostra que mais do que padrões morais da sociedade, ele tem mais valores humanos do que muitos homo Sapiens.

Título original: Esponge Bob Square Pants - The Movie
Título no Brasil: Bob Esponja - O Filme
Ano de lançamento: 2004
País de origem: EUA
Diretor: Stephhen Hillenburg


Nenhum comentário:

Postar um comentário