26 de fev. de 2012

CADILLAC RECORDS (2008)


Marcel Moreno

           É sempre muito curioso ver como certos estilos de músicas nasceram e se desenvolveram, principalmente para quem vive em eras de músicas, na sua maioria, de baixa qualidade e péssimos cantores. Mas do que estilo singular de música, o Blues nasceu nas comunidades negras, onde o preconceito era o carro chefe que definia as relações pessoais. O Blues então alem de introduzir algo novo, significou um fator de combate ao racismo e a segregação, e mostrou ao mundo onde iriam o poder dos negros cantores, negros sim! E com muito orgulho.



                Cadillac Records vai contar a história de uma gravadora que leva o mesmo nome, que se ocupou por acreditar e fazer lançamento de cantores que fizeram história no Blues como Muddy Waters, Etta James, Chuck Berry, Little Walters, Wolf, etc. O filme aborda a história da gravadora e um pouco das dificuldades na vida destes sucessos, que saíram de difíceis situações para conquistar primeiramente o coração de brancos e negros americanos e depois o mundo.


                O ponto forte do filme são talentosos atores que compõem personagens fortes, com sotaque fiel a época, valorização da raça negra e belas vozes que dão um toque especial as papeis. Um dos papeis é de Etta James interpretado por Beyoncé Knowles, que emprestou sua voz para esta outra grande cantora que fez seu momento elevando mais uma vez a figura feminina aos topos de sucesso.


                CAdillac Records é mais do que uma simples biografia de uma gravadora que deu a sorte de encontrar talentos onde todos ignorável. Mais do que um apanhado de micro vidas aglutinadas em um único filme. Para quem gosta do gênero musical é uma oportunidade imensurável de veneração, e para quem não conhece é uma grande oportunidade de conhecer um dos ritmos que fez diferença na evolução na sociedade americana. Este filme é uma viagem ao mundo do Blues, de seu nascimento ao seu apogeu, uma vez que o Blues nunca morreu e vive até hoje na história e na músicas que inspirou.

Título Original: Cadillac Records
Título no Brasil: Cadillac Records
país de origem: Estados Unidos
Ano de Lançamento: 2008
Direção: Darnell Martin


2 comentários:

  1. Oi, vc escreve bem.Continue assim ,trazendo para nós dicas de filmes e críticas bastante consistentes como esta.Te sigo,abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou ansioso para assistir a esse filme, falam que se trata de uma obra interessante, que vale a pena ser conferida. Vou vê-lo assim que puder.

    ResponderExcluir